top of page
ronie andrade.jpg

                                                    Ronie Andrade
 

Formado em arquitetura pela PUC-Campinas, adentrou o mundo da arte após seu fascínio pela disciplina de Geometria Aplicada, onde lhe foram apresentados movimentos de arte como o Construtivismo, que abandonaram o figurativo pelo abstracionismo. As formas usadas então eram estritamente geométricas, precisas e quase que matemáticas. O espaço e a forma propostos por este movimento têm forte influência em artes como a arquitetura e o design. Suas esculturas extraem sua vitalidade dessas referências, trabalhando a justaposição das linhas e dos elementos de forma graciosa e elegante.

Os contra-relevos, hoje também chamados de esculturas de parede, experimentam uma relação simples entre a forma e o espaço, trazendo a “parede” para o campo plástico, o que permite expressar uma comunicação entre o objeto e o ambiente.

A proposta das “Composições Geométricas” é provocar o equilíbrio dinâmico ao olhar do observador, sem gerar sobreposição de significados. A série intitulada “Flores” é trabalhada em madeira imbuia e aço inoxidável – o quente e o frio. São elas a Orquídea, a Tulipa e o Lírio. Todas as peças de madeira são feitas à mão, de forma única e precisa.

Criar esculturas proporciona ao artista uma conexão mais profunda com a arquitetura, extraindo graça e beleza de elementos que o intrigam e inspiram.

bottom of page