EXPOSIÇÕES
Eva e Lilith na atualidade
2ª edição
08 a 16 de Março 2023
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, reunimos em um só ambiente 24 obras de muito bom gosto cultural e artístico.
As múltiplas facetas de Lilith
por Oscar D'Ambrosio
Discutir e valorizar o papel do feminino na sociedade contemporânea é o objetivo desta exposição. As obras proporcionam reflexões sobre o que significa ser mulher no século XXI a partir dos apagamentos históricos recuperados sob uma perspectiva inclusiva, em que os conceitos de pertencimento e diversidade são essenciais.
Os artistas Anne Walbring, Ara Vilela, Cláudio Takita, Edu Campos, Elisabeth Wortsman, Gisele Faganello, Gisele Ulisses, Ju Barros, Maria Estanislava, Maria Amelia Vianna, Marcelo Neves e Ricardo Muñoz, assim como a performance, na abertura, de Elis Pessotti, trazem questões como invisibilidade, sororidade, limitações e potencialidades pessoais e coletivas, entre outras.
A mítica e mística Lilith é o eixo central de produções em que a mulher surge como representação, entre outros fatores, de liberdade, independência, igualdade e desejo. Nesta segunda edição do projeto, a multiplicidade de visões do que significa ser mulher é, portanto, ampliada, incluindo a feminilidade e a maternidade, mas também incluindo novas visões.
O público é estimulado, por meio dos trabalhos, a pensar como a arte é uma maneira em que o ser mulher enfrenta modelos, barreiras e preconceitos oriundos das estruturas sociais e culturais patriarcais e machistas. A exposição, portanto, gera questionamentos sobre os significados do feminino sob uma perspectiva arquetípica e simbólica libertadora.
Oscar D'Ambrosio (@oscardambrosioinsta) - Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.